domingo, 21 de agosto de 2011

20 Razões para Dizer Não ao Adultério

“DEUS É SANTO. SEDE VÓS TAMBÉM SANTOS”



20 RAZÕES PARA DIZER NÃO AO ADULTÉRIO
MISSÕES ESQUADRÃO RESGATE CRISTO ÚNICA ESPERANÇA






LEVI HILARIO


INTRODUÇÃO
“Ainda fazeis isto: Cobris o altar do senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem aceita com prazer da vossa mão. Perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. Não fez ele somente um? Em carne e espírito são dele. E por que somente um? Ele buscava uma descendência piedosa. Portanto cuidai-vos de vós mesmos, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Eu detesto o divórcio diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto cuidai de vós mesmos, e não sejais desleais”. (Malaquias 2: 13- 16)
_____________H _____________
Olhando para a área do divórcio, contemplamos esse número crescendo assustadoramente, por causa da incompatibilidade de gênio. Principalmente no meio evangélico; quando deveríamos ser luz do mundo e sal da terra.
A Bíblia não apóia tal procedimento; nem Jesus Cristo. Mateus 19: 3,9; “Então vieram a ele os fariseus para testá-lo, e perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com a repudiada também comete adultério.” __________________ X ______________________
Por esse motivo, estarei escrevendo aqui: “20 RAZÕES PARA DIZER NÃO AO ADULTÉRIO”.
1ª – POR QUE, DEUS NOS ESCOLHEU PRIMEIRO;
●Salmos 100: 3, “Sabei que o Senhor é Deus. Foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”.
●João 15: 16,17, “Não foste vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo que em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros”.
2ª – POR QUE, DEUS NOS CHAMOU PARA SER SANTOS E ZELOSOS;
●1ª Pedro 1: 15-16, “Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito esta: Sede santos, por que eu sou Santo.
●1ª Tessalonicenses 4:7-8, “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
Tito 2: 11-14, “Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”.
3ª – POR QUE, É UM MANDAMENTO DE DEUS;
●Êxodo 20: 14, “Não adulterarás”.
●Mateus 19: 16-19, “E eis que se aproximando dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Porque me chamas bom? Não há bom senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
●Provérbios 7: 1-5; “Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos, e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos; Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: tu és minha irmã; e a prudência chama tua parenta. Para te guardarem da mulher alheia, da estranha, que linsonjeia com as suas palavras”.
4ª – POR QUE, O QUE TAL COISA FAZ, TEM FALTA DE ENTENDIMENTO E DESTROI A SUA ALMA;
●Provérbios 6: 32-33, “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal coisa faz. Achará castigo evilipéndio, e o seu opróbrio nunca se apagará”.
5ª – POR QUE, A SENTENÇA É PARA AMBOS; VICE-E-VERSA;
●Levítico 20: 10, “Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera”.
●Mateus 19:9, “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.
●Marcos 10: 10-12, “E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera”.
6ª POR QUE, O QUE O HOMEM SEMEAR ISSO TAMBÉM CEIFARÁ;
●Provérbios 6: 27-29, “Tomará alguém fogo no seu seio, sem que os seu vestidos se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente todo aquele que a tocar”.
●Galatas 6: 7-8, “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Prque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.
●Colossenses 3: 25, “Quem faz injustiça receberá em troco a injustiça feita, e nisto não há acepção de pessoas”.
7ª – POR QUE, O QUE PECAR VOLUNTARIAMENTE NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO PELOS PECADOS;
●Hebreus 10: 26-31, “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.
●Romanos 6: 23, “Porque o salário do pecado é a morte”.


8ª – POR QUE, O QUE TAL COISA PRATICAR, DEUS O JULGARÁ;
●Provérbios 5: 20-23, “E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha,e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras. Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque sem correção andou, e pelo excesso da sua loucura andará errado”.
●Hebreus 13:4, “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porém aos que se dão à prostituição e aos adúltero Deus os julgará”.
●Apocalipse 20: 11- 13,15, “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia ; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.

9ª – POR QUE, NÓS FOMOS COMPRADOS COM O SANGUE DE JESUS CRISTO;
●1ª Coríntios 6: 20, “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
●1ª Pedro 1: 18-20, “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto nestes últimos tempos por amor de vós”.
●Apocalipse 5:9, “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”.
●1ª João 1:7, “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.
10ª – POR QUE, NÓS LAVAMOS AS NOSSAS VESTES NO SANGUE DO CORDEIRO;
●Apocalipse 7: 13-14, “E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestidos branco, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro”.
●Apocalipse 22: 14, “Bem–aventurados aqueles que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.
●Apocalipse 1:5, “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”.
11ª – POR QUE, FOMOS SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO;
●Efésios 4: 30, “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.
●Efésios 1: 13-14, “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória”.
●2ª Coríntios 1: 21-22, “Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”.


12ª – POR QUE, SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, E CASA DE CRISTO JESUS;
●1ª Coríntios 3: 16-17, “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.
●1ª Coríntios 6: 18-20, “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
●Hebreus 3:6, “Mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim”.
13ª – POR QUE, SOMOS FILHOS DE DEUS;
●João 1: 11-13, “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.
●2ª Coríntios 6: 14-18, “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitareis, e entre eles andareis; e eu serei o seu Deus e eles o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toquei nada imundo, e eu vos receberei; E eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso”.
●1ª João 3 : 1-3, “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo nos não conhece; porque o não conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.
●Apocalipse 21:7, “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
14ª – POR QUE, DEVEMOS MOSTRAR A DIFERENÇA;
● Malaquias 3: 18, “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve”.
●Levítico 20: 26, “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separe-vos dos povos, para serdes meus”.
●1ª Pedro 1: 15-16, “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: Sede santos porque eu sou Santo”.
●Apocalipse 22: 10-12, “E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”.
●Mateus 5: 13-16, “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
15ª – POR QUE, A NOSSA CASA E CIDADE NÃO SÃO DAQUI!
●João 14: 1-3, “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.
●Apocalipse 21:2, “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido”.
●Apocalipse 21: 27, “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”.
●Filipenses 3: 20-21, “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”.
16ª – POR QUE DEVEMOS ATENTAR PARA A PALAVRA;
●Hebreus 2: 1-3, “Portanto convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”.
●Hebreus 12: 25-29, “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus: A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisa feita, para que as imóveis permaneçam. Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é fogo consumidor”.
●João 12: 47-48, “E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo: porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia”.
17ª – PORQUE DEVEMOS VALORIZAR O NOSSO CONJUGE, E NOSSA FAMILIA;
●Provérbios 5: 15-21, “Bebe a água da tua cisterna, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por foras tuas fontes, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, saciem-te os seus seios em todo o tempo: e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha, e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olho do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras”.
●Efésios 5: 22-23, 28, 31,33, “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo”. “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa carne”. “Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.
●1ª Timóteo 3: 2,4-5, “Convém pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia; Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”.
18ª – POR QUE, O QUE TAL COISA FAZ, DESPREZA A PALAVRA DO SENHOR; COMETE PECADO CONTRA ELE; E NÃO FICARÁ INOCENTE; E DÃO SUA FORÇA AS MULERES;
●2º Samuel 12:9, “Por que, pois desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos?”
●Gênesis 39:9, “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma cousa me vedou, senão a ti; porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?”
●Provérbios 6: 29, “Assim será o que entrar à mulher do seu próximo: não ficará inocente todo aquele que a tocar”.
●Naum 1: 2-3 , “O Senhor é um Deus zeloso e que toma vingança, o Senhor toma vingança e é cheio de furor: o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente”.
●Provérbios 31:3ª, “Não dês às mulheres a tua força”.
19ª – POR QUE, DEVEMOS VALORIZAR A GRAÇA DE DEUS, A NÓS CONCEDIDOS;
●Tito 2: 11-14, “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remi- nos de toda iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”.
●2ª Coríntios 6: 1-3, “E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. (Pois ele diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação. Digo-te, agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação). Não damos nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.
●Romanos 11: 21-22, “Pois se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres na sua bondade. De outro modo, também tu será cortado”.
20ª – POR QUE, NÓS TEMOS A SEMENTE DE DEUS.
●1ª João 3: 9-10, “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não prática a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”.



CONCLUSÃO

QUERIDO irmão quero deixar aqui uma “ADVERTÊNCIA CONTRA O ADULTÉRIO”.
“Filho meu, atende à minha sabedoria, à minha razão inclina o teu ouvido, para conserves a discrição, e os teus lábios preservem o conhecimento. Porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas no fim ela é amarga como absinto, e aguda como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos levam ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; os seus caminhos são incertos, mas ela não o sabe. Agora, pois, filho, dá-me ouvidos; não te desvies das palavras da minha boca. Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa, para que não dês a outro a tua força, nem os teus anos a cruéis; para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos enriqueçam a casa alheia. No fim da tua vida gemerás, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo. Dirás: Como odiei a disciplina! Como o meu coração desprezou a correção! Não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que instruíam inclinei o ouvido. Quase cheguei à ruína completa, no meio de toda a assembléia”. (Provérbios 5: 1-14)
“Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. (Apocalipse 3: 11)
“Sede sóbrios; vigiai; O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. Resiste-lhe, firme na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo”. ( 1ª Pedro 5: 8-9)
“E o Deus da paz, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés.
A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco. Amém!”(Rom. 16: 20;)

MERCÚE

Nenhum comentário:

Postar um comentário